Skip to content
Caveiras

TATUAGEM DE CAVEIRA

Tatuagens est√£o na moda? Se a sua resposta a esta quest√£o √© ‚ÄúSim, tatuagens est√£o na moda‚ÄĚ. Amigo, perdoe-me discordar de voc√™. Tatuagens n√£o est√£o na moda, tatuagens s√£o muito mais do que a moda. Tatuagens s√£o parte da hist√≥ria humana e totalmente indissoci√°veis dela.


Origem das Tatuagens de Caveiras

O registro mais antigo que se tem de uma tatuagem remonta a 3.300 anos antes de Cristo. Estas tatuagens primitivas feitas pelos antigos ancestrais dos europeus, eram feitas a partir da fricção de um bloco de carvão em cortes verticais na pele. Cientistas acreditam que estas tatuagens eram usadas em uma espécie de tratamento para a dor. Lembre-se disso antes de reclamar da agulhada com o seu tatuador.

Tatoo caveira mexicana pequena

Durante a hist√≥ria nos tatuamos pelos mais diversos motivos; tratamentos terap√™uticos, rituais, prote√ß√£o e at√© mesmo em homenagem e adora√ß√£o a deuses antigos, principalmente nas civiliza√ß√Ķes orientais.

Tatuagem durante a história

No ocidente as tatuagens foram banidas durante muito tempo devido a crença romana na pureza da forma humana. Por conta disso as tatuagens eram reservadas aos criminosos e condenados, infelizmente esta ideia ainda persistiu entre muitos até o final do século XX.

Tatoo caveira colorida

Hoje em dia, tatuar o corpo tornou-se popular e amplamente aceito pela sociedade, todavia, a tatuagem n√£o √© uma moda. Modas s√£o passageiras, figuram historicamente como peri√≥dicas e sazonais. Tatuagens fazem parte da cultura humana, embora o estilo ‚Äď esse sim ‚Äď passe por transforma√ß√Ķes que se conceituem como modais.

Significado das Tatuagens de Caveiras

√Č importante conhecer o significado e o simbolismo do que voc√™ pretende tatuar e, as tatuagens de caveira, √© uma das tatuagens mais tradicionais e presentes em todas as eras. Seu forte simbolismo remonta aos antigos cultos que buscavam espantar os maus esp√≠ritos e trazer prote√ß√£o. Para muitos pode possuir conota√ß√£o m√≥rbida e de natureza m√≠stica e oculta; para outros, as tatuagens de caveiras s√£o um s√≠mbolo de renova√ß√£o com a chegada de um ciclo ao fim e o crep√ļsculo de um novo prestes a se iniciar.

Tatuagem de caveira mexicana colorida grande

Skull Tatoo

A tatuagem de caveira, ou Skull Tatoo, exige personalidade de quem pretende tatua-la, pois é uma tatuagem que não passa despercebida. Para além dos seus significados seculares, a tatuagem de caveira pode ter um significado em especial para cada um. Veja um video que selecionamos com os melhores tatuagens de caveiras de 2018.

Tatuagens de caveiras e Rock & Roll

No cenário musical a caveira é símbolo do rock n’ roll e suas vertentes, como o heavy metal e o punk rock. Roqueiros ostentando tatuagens de caveira carregam consigo o símbolo da rebeldia e da inconformidade típicos da juventude.

A caveira acompanha o estilo desde que a famosa banda, Greatful Dead, a estampou em seu √°lbum de estreia em 1965. Para muitos ela tamb√©m representa a unicidade provida pela m√ļsica, que une as pessoas independente de cor, credo e situa√ß√£o econ√īmica.

Por dentro, todos somos iguais, e a tatuagem de caveira é a expressão da igualdade humana para além de qualquer barreira, imaginária, social ou mesmo religiosa.

Tatuagem de Caveira Mexicana

Tatuagem de caveira mexicana colorida

A tatuagem de caveira, no entanto, possui uma vertente com raízes culturais nos antigos povos ameríndios que habitavam as Américas do Sul e Central Рos incas e os maias inclusos. Essa caveira em específico, possui um nome. Um nome tão cortante quanto as agulhas que rasgam a pele dos que não temem a dor ao fazerem uma tatuagem.  La Catrina.

Tatuagens de “La catrina”

A figura mística La Catrina de los toletis representa uma dama morta viva da alta sociedade. Sua imagem é o símbolo de uma das mais famosas festas mexicanas. O dia dos mortos. A famosa e sobrenatural figura se origina da pintura do mexicano José Guadalupe, La Cavalera de La Catrina.

Indo ainda mais atr√°s no tempo, as caveiras mexicanas eram usadas pelos povos amer√≠ndios para afastar os maus esp√≠ritos e trazer boa sorte. Os cr√Ęnios dos inimigos abatidos em combate eram tamb√©m exibidos, por vezes espetados em galhos que demarcavam a fronteira onde come√ßava a terra destes povos, de forma a intimidar os invasores.

A associação ambígua de medo e proteção, portanto, está muito presente em La Catrina e nas coloridas caveiras mexicanas.


Seja qual for sua razão ou qual o seu estilo, a tatuagem caveira e a tatuagem caveira mexicana, são portentosos símbolos de personalidade e atitude de quem as ostenta na pele. Personalidade é aquilo o que você é, e atitude é a forma como você expressa essa personalidade. Nunca deixe de se expressar e se expresse com atitude